terça-feira, 15 de julho de 2014

Chapada dos Veadeiros - Parte 2



2º dia - 13/05
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Neste dia resolvemos visitar o Parque da Chapada dos Veadeiros, roteiro obrigatório para quem vai a região, então pernas pra que te quero, tênis amaciado, boné, roupas apropriadas, muita água, lanches e claro, a máquina fotográfica. Fui!!!

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica localizado na Vila de São Jorge é o ponto
mais alto do Planalto Central e surpreende pela variedade de sua flora.

O Camping do Pedu, o qual estávamos hospedados, fica atrás do parque, logo na saída já se encontra a trilha para a entrada do parque, uma caminha de 30 minutos mais ou menos, no parque existem duas trilhas, a Trilha dos Canyons e a Trilha Salto do Rio Preto, optamos por fazer a dos cânions, essa trilha também leva a Cachoeira das Cariocas.

Os guias do parque cobram R$100,00 para 10 pessoas e fomos exatamente em 10 pessoas, o guia é obrigatório, somente dentro do parque, nos demais você pode fazer por conta, tudo bem sinalizado, exceto a Cachoeira do Segredo e a cachoeira Santa Barbara, essa não precisa de um guia, mas contratamos um local para que não haja erros, em breve falaremos sobre elas.

Obs.: Conforme a publicação no site do Instituto Chico Mendes (http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/3606-chapada-dos-veadeiros-passara-a-oferecer-opcao-de-caminhada-em-trilhas-sem-a-obrigatoriedade-de-contratacao-de-guia.html), não há mais a obrigatoriedade na contratação de guia para a visitação ao parque, esta regra já está valendo desde 10/01/2013.

Antes de se iniciar a trilha, o guia conta uma breve história sobre ela, percurso, fauna, flora, etc..., então logo saímos em direção ao paraíso.

A trilha é de 10km ida e volta de dificuldade relativamente média, é íngreme e alguns pontos cansativos, mas todo seu percurso é rico em beleza e o tempo todo o guia lhe dá aulas sobre tudo o que acontece ao seu redor.

Essa região da chapada, ela é rica em cristais Manhoso, região de garimpeiros na época de 1940, então é muito comum se deparar com lascas de cristais para todo os lados durante o percurso, e por causa de seu alto brilho, a chapada é um dos pontos que se pode ver da lua.






















Depois de aproximadamente 01:30h mata a dentro, chegamos nos canyons e que coisa linda, um visual magnífico, esculturas de pedras desenhadas pela natureza e a corredeira do Rio Preto passando entre os canyons e aquele som da água propagando pelo ar.














Descendo pelos canyons chega-se a Cachoeira das Cariocas, outro espetáculo da natureza, formando um incrível piscinão de suas águas escuras provenientes do rio Preto. Lá pode-se nadar, curtir suas diversas duchas, hidromassagens, tomar um banho de sol em suas pedras e relaxar, sentir a natureza agindo ao seu redor.

O guia lhe dá umas 2 horas mais ou menos para curtir, então divirta-se por que logo é hora de ir embora e só lhe ficará as memórias.

Continua...

Se você ainda não viu o post do 1º dia, clique aqui.

Os Polatos.




















Um comentário: